No Processo Seletivo sempre pensamos: Esse Candidato vai Dar Certo?
Difícil não é?
Você está cansada de Recrutar e Selecionar as pessoas e depois elas não ficam na empresa? As vezes bate um desânimo não é, quando iniciamos um processo seletivo e depois percebemos que não deu certo?
Falta de reconhecimento, processos seletivos recomeçando, coordenadores e colaboradores reclamando de tudo e de todos….
A sensação logo quando acordamos é de sumir!! Vontade para ir ao trabalho? Cadê?
A realidade em trabalhar com processo seletivo é bem diferente do que muitas pessoas pensam…
Quando começamos a estudar, imaginamos que vamos triunfar em todos os processos!
Imaginamos que os testes e entrevistas serão infalíveis e logo depois outra realidade se apresenta em nossa frente..
A mão-de-obra está desqualificada?
Isso é a resposta para a desculpa de um processo mal feito, mas que nem o próprio especialista se dá conta. Sabe porquê?
Porque a culpa não é sua!
Eu vejo profissionais excelentes, fora do mercado porque foi reprovado no processo seletivo! Contudo teriam dado muiiiito certo!!
Sabe qual é o primeiro erro para todo o processo dar errado?
O especialista não conhecer a empresa em que trabalha. Pois Isso mesmo é fundamental!
Você precisa além de saber qual é o perfil da empresa, ter ele escrito. Você tem? Pois sem essa “colinha”, não será fácil.
Mas Jacque, como vou saber, na hora de montar o processo seletivo, qual o perfil da empresa ?
DICA 1 – Veja o colaborador que você mais gosta e monte o perfil para conseguir outro igual, parecido ou melhor. Quais habilidades e posturas que mais gosta nesse colaborador? e Quais não gosta?
DICA 2 – Elabore o perfil da empresa, missão, visão e valores.
DICA 3 – Elabore o perfil do grupo.
Quando eu ministro os meus treinamentos ou palestras eu exponho sobre como, profissionais de RH e gestores recrutam e contratam a pessoa certa DE VERDADE, a primeira coisa que faço e junto com eles é DISSECAR, o perfil da empresa. Montamos os perfis juntos, contudo se ele não for seguido na marca, não dará certo.
O perfil no processo seletivo, precisa estar muito bem alinhado, pois se falhar aqui, sinto-lhes dizer, não dará certo o restante.
Vamos pensar juntos, daria certo uma pessoa que vivesse em um planeta onde todos vestem somente roupa azul, trabalhar em uma empresa onde todos vestem roupa vermelha?
Mesmo com toda a competência dela, NÃO DARIA CERTO!
Mas também é importante sabermos que quando o processo seletivo é positivo, está na hora de retermos os talentos. Falo disso nesse outro artigo aqui.
Agora aja! Vai resolver logo essa questão ou ficar empurrando esse estresse até quando?
PS: IMPORTANTE PARA ESCLARECIMENTO: Atualmente recebo em média 6 e-mails por dia perguntando sobre minha Mentoria, tanto em Grupo, quanto Individual, hoje eu não tenho vaga para nenhuma das duas modalidades.